Coordenador : Aline Araujo dos Santos Rabelo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389746.2199.62699.23022023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Público interno da Universidade: professores da UFF e alunos de graduação e pós-graduação Instituições governamentais estaduais: Colégio Estadual Guilherme Briggs: esse ano faremos ações de atualização de professores de ciências e oficinas para os alunos do ensino médio. Instituições governamentais municipais: escolas municipais de Niterói. Escolas em que atuamos regularmente: EM Paulo Freire, EM Alberto Torres, EM Sebastiana, EM Maestro Heitor Villa Lobos. Nosso intuito é o de expandir ao longo desse ano o número de escolas participantes.
Local de atuação: Instituto Biomédico, espaços escolares, navio-escola da UFF e plataformas digitais.
Objetivo
O diagnóstico realizado com as escolas públicas, pela equipe envolvida no projeto possibilita a identificação das demandas e dificuldades encontradas pelos alunos e professores para um bom desempenho no ensino de ciências, mantendo uma interação com esses segmentos em todas as fases do projeto. Além disso, os objetivos propostos consideraram a realidade econômica e social dos discentes, bem como de suas famílias. Dessa forma os objetivos do projeto, descritos abaixo, têm como diretrizes a interdisciplinaridade e a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão para que tenham um impacto positivo sobre a formação dos estudantes e serão apresentados sob três principais perspectivas: infraestrutura; vida acadêmica nas escolas; formação continuada. Infraestrutura a.Criar espaços educativos para que os professores possam desenvolver metodologias interativas de ensino. Além de espaços físicos, com a pandemia iniciamos também a criação de espaços interativos de forma remota. Vida acadêmica nas escolas a.Transformar a escola num espaço acadêmico para a discussão de ciência, estímulo ao pensamento científico e elaboração de perguntas e hipóteses que possam ser testadas, por experimentação simples a partir da curiosidade dos alunos e professores; b.Oportunizar a integração Academia & Escola tanto através da interação entre pesquisadores e docentes, bem assim entre os discentes dos dois segmentos de educação; c.Detectar e estimular jovens talentos da educação básica motivando-os a seguir a carreira acadêmica, reduzindo desigualdades sociais, promovendo o resgate das populações mais vulneráveis. Formação continuada a.Otimizar a formação de estudantes e a atualização continuada de professores da educação básica por meio do desenvolvimento de projetos colaborativos com temáticas definidas a partir das demandas da escola; b.Promover a interação entre ensino e pesquisa no cotidiano da escola, através da inserção de diferentes abordagens ativas de ensino a fim de estimular o pensamento científico dos alunos e professores.
Resumo
A educação básica tem como papel a formação para o efetivo exercício da cidadania. Ações que visem aumentar o desempenho dos estudantes brasileiros em ciências são importantes, já que os dados obtidos nas avaliações promovidas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) nos últimos anos, demonstram um baixo desempenho dos alunos brasileiros nesta disciplina. A avaliação da satisfação dos professores de ciências também foi considerada e os mesmos apontaram que a falta de recursos educacionais é um aspecto que influencia negativamente a instrução, e que a participação em atividades de desenvolvimento profissional os torna mais satisfeitos com a profissão. Esses resultados demonstram a importância de iniciativas de atividades de formação continuada de professores e de produção de recursos educacionais, além da promoção de debates acerca de temas ligados à educação, essenciais para estimular o senso crítico e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, tendo um papel não só no aprimoramento do conteúdo como também motivacional. Nosso projeto pretende fortalecer a parceria interinstitucional investindo em uma intervenção nas escolas parceiras nesse projeto que contribua para o desenvolvimento social, tendo um caráter multidisciplinar, e para a otimização de formação de qualidade, envolvendo alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.